segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Batinha de croche com tiras de Geniale Mel

http://www.coatscrafts.com.br/NR/rdonlyres/6BCAA883-3AB8-4427-AC51-686275ECF115/195955/677x687.jpg Clique em mais infomaçoes para ver a receita
Batinha de croche com tiras de Geniale Mel

Criação – Lilian Kimura
Tamanho – 38/40
Material
• Cisne Geniale Mel (nov. 100 g): 1 nov. na cor 00022 (vermelho).
• Linha Esterlina 5 (nov. 230 m), 2 nov. na cor 00033 (vermelho).
• Ag. para crochê de aço niquelado Corrente Milward de 1 mm.
• Ag. Tapestry Corrente Milward nº 22, para as costuras.
Abreviaturas e pontos utilizados:

 p. – ponto; ag. – agulha; nov. - novelo; carr. – carreira; rep. – repetir;
arrem. - arrematar; trab. – trabalhar; p.b. – ponto baixo; p.bx. – ponto baixíssimo; corr. – correntinha;
p.a.d. – ponto alto duplo.
Execução
A bata é composta de tiras de Geniale Mel unidas entre si com Esterlina 5.
Unir as tiras como se segue: abrir as tiras (passar a ferro) e prendê-las entre si lateralmente, unindo o lado de favos de uma tira ao lado compacto da outra tira. Antes de uni ir as tiras, dobrar 4 cm das extremidades das tiras para o avesso e alinhavar as bordas, para não desmanchar. Ao fazer os p.b. nas laterais das tiras, prenda junto as bordas dobradas. No final, tirar os alinhavos.
Saia: 

do Geniale Mel, cortar 21 tiras de 55 cm cada e uni-las entre si, seguindo o diagrama/esquema de união das tiras da saia. No final, fechar formando um tubo. Com a linha Esterlina, arrem. a borda superior da saia com p.b., juntando um pouco a borda de forma que cada tira fique com aprox. 4,5 cm de largura.
No final, subir 1 corr. e distribuir uniformemente 68 arcos de corr. (= 1ª carr. dos bicos) em toda a borda.
No final, fechar em círculo com 1 p.bx. e trab. a 2ª carr. dos bicos. Arrem.. Trab. a borda inferior da mesma forma, fazendo com que cada tira fique com aprox. 6,5 cm de largura e distribuindo uniformemente 99 arcos na 1ª carr. No final da 2ª carr., arrem.. Deixar à espera.
Pala: cortar 17 tiras do Geniale Mel de 36 cm cada.
Frente: unir 4 tiras, seguindo o esquema. No final, arrem. a borda superior com p.b. reduzindo-a a 13 cm de largura. Trab. mais uma frente igual a esta, invertendo os lados, como no esquema.
Una as 9 tiras restantes para as costas. Em seguida, arrem. a borda superior das 2,5 tiras de cada lateral das costas a 13 cm de largura, formando os ombros. Fechar os ombros (A com A e B com B) com pontinhos invisíveis à mão. Aparar a folga das tiras no ombro a aprox. 5 mm. Deixar à espera.
Manga: do Geniale Mel, cortar 7 tiras de 33 cm cada uma. Uni-las entre si formando um retângulo.
Marcar o centro da borda superior da manga. Unir a manga igual às tiras, centralizada na lateral da peça, ou seja, o centro marcado da manga corresponde ao ombro e a cava se estende a 16 cm de cada lado do ombro, como mostra o esquema. Preparar a outra manga da mesma forma. Em seguida, fechar as mangas e  os lados da pala com a união das tiras de uma só vez.
Acabamento
Arrem. a borda inferior da pala com p.b., reduzindo-a à medida do alto da saia e, em seguida, trab. a carr. de união, prendendo a pala na saia, encostando a borda das frentes. Arrem. toda a volta do decote (frente e costas) com 1 carr. de p.b. e a 2ª carr. dos bicos. Por último, arrem. a borda inferior de cada manga igual à borda da saia, começando com p.b. e distribuindo uniformemente 28 arcos de corr. na 1ª carr. dos bicos.
Dica: para tamanhos maiores, basta trabalhar mais tiras, e tiras mais longas, nas medidas desejadas. Esta peça é muito fácil de ser adaptada a outros tamanhos.

http://www.coatscrafts.com.br/receitas/CROCH%C3%8A/RECEITAS/Desfile+Gazeta+-+16.10.2012.htm