segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Jogo de mesa para o Natal

-- JOGO AMERICANO EM CROCHÊ -- 

Material

1 nov. Anne Brilho cru (8176),

1 nov. Duna branco (8001),

1 nov. Duna verde mescla (9392),

1 nov. Duna bordô mescla (9245),

1 nov. amarelo mescla (9368),

Ag. para crochê Círculo nº 3,5 m. 

Tamanho

36 cm x 46 cm 

Ponto utilizado
Correntinha (corr.). Ponto baixíssimo (p.bxmo.): Introduza a ag., laç., puxe o p. e passe diretamente no p. da ag.. Ponto baixo (p.b.): introduza a ag., laç., puxe o p. e com outra laç., rem. todos os p.. Meio ponto (m.p.): laç., introduza a ag., laç., puxe o p. laç., rem. todos os p.. Ponto alto (p.a.): laç., introduza a ag., laç., puxe o p. laç., rem., 2 p. e com outra laç., rem. todos os p.. Ponto caranguejo: trabalhe em p.b. da esquerda para direita.

Flor: siga o gráfico. Folha: siga o gráfico.

Amostra – Um quadrado de 10 cm em p.b. com a ag. nº 3,5 = 18 p. x 12 carr.
Execução

Toalha - Com um fio Duna branco e um fio Anne Brilho trabalhados juntos, faça uma corr. de 60 p. mais 1 corr. para virar e trabalhe em p.b.. A 46 cm do início do trabalho rem.. Com o fio bordô mescla faça a toda a volta da toalha uma carr. de p. caranguejo.

Folha – Com o fio verde mescla, faça uma corr. de 12 p. mais uma corr. para virar e trabalhe seguindo o gráfico. Terminado o gráfico rem.. Faça 20 folha iguais.

Flor – Com o fio amarelo mescla, faça uma corr. de 8 p. feche em circulo com um p.bxmo e trabalhe a 1ª carr. do gráfico, em seguida passe para o fio bordo mescla e trabalhe o restante do gráfico e rem.. Faça 20 flores iguais. Prenda as flores com a folha a toda volta da borda da toalha (ver foto). 

-- CAMINHO DE MESA -- 

Material

1 nov. cru Anne Brilho: (8176),

1 nov Duna: branco (8001),

1 nov. Duna verde mescla (9392),

1 nov. Duna bordô mescla (9245),

Ag. para crochê Círculo nº 3,5 m. 

Tamanho
60 cm x 110 cm 

Ponto utilizado

Correntinha (corr.). Ponto baixíssimo (p.bxmo.): Introduza a ag., laç., puxe o p. e passe diretamente no p. da ag.. Ponto baixo (p.b.): introduza a ag., laç., puxe o p. e com outra laç., rem. todos os p.. Meio ponto (m.p.): laç., introduza a ag., laç., puxe o p. laç., rem. todos os p.. Ponto alto (p.a.): laç., introduza a ag., laç., puxe o p. laç., rem., 2 p. e com outra laç., rem. todos os p.. Ponto alto em relevo (p.a. em relevo): laç., introduza a ag. horizontalmente por trás do p.a. da carr. anterior, laç., puxe o p. laç., rem., 2 p. e com outra laç., rem. todos os p.. Ponto caranguejo: trabalhe em p.b. da esquerda para direita.

Flor: siga o gráfico. Motivo: siga o gráfico. Gráfico das pontas: siga o gráfico.

Amostra – Um quadrado de 10 cm em p.a. com a ag. nº 3,5 = 25 p. x 10 carr.
Execução

Comece o caminho pela flor. Com o fio bordô mescla, faça uma corr. de 10 p. feche em circulo com um p.bxmo e trabalhe seguindo o gráfico, começando pelo passo 1. Faça os 3 passos da flor. Em seguida trabalhe o motivo seguindo o gráfico da flor do caminho de mesa, com o fio verde mescla. Serão 6 carreiras que formarão um quadrado. Terminado o motivo rem.. Faça 4 motivos iguais, unindo-os durante a última carr., formando um quadrado. Terminado os motivos, faça em duas pontas o gráfico indicado. Comece o motivo do canto no 3º espaço dos motivos já unidos.

Trabalhe o gráfico dos cantos na seguinte ordem de cores: * 3 carr. com o fio bordô mescla, 5 carr. com um fio Duna branco e um fio Anne Brilho cru juntos * (2 v.), 3 carr. com o fio bordô mescla, 2 carr. com um fio Duna branco e um fio Anne Brilho cru juntos. Siga o esquema de montagem. Terminado os cantos faça a toda volta do caminho uma carr. de p.b. e uma carr. de p. caranguejo com o fio bordô mescla.

Receita completa aqui

5 comentários:

  1. TAMBEM GOSTEI MUITO, POIS APESAR DE USAR AS CORES TIPICAS PARA O NATAL, PODE-SE USAR EM QUALQUER ÉPOCA. BEIJOS

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. TAMBEM GOSTEI MUITO,PRINCIPALMENT POR SER SIMPLES DE FAZER. BEIJOS